quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

Mergulha à vontade que não há areia!!

Os recentes acontecimentos na Caparica vêm relembrar que na nossa praia também falta areia e as soluções que a autarquia e o INAG tem utilizado não parecem ser as mais adequadas.

Praia do Sul vista do Pontão / Foto: João Maria Jorge

Segundo notícia da RCM o problema nasceu desde as construções das piscinas do hotel e do porto de pesca da praia dos pescadores, mas há ainda velhos lobos do mar que dizem que desde que se rebentou com a Pedra Furada que a Praia do Sul nunca mais foi a mesma.

O ericeirense José Caré há muito que vem lamentando o dinheiro que é gasto todos os anos, no início do Verão, nas recargas de areia feitas na praia do Sul, sem que o problema da erosão do areal fique definitivamente resolvido.

Tudo começou em 1999 “quando o Inag decidiu colocar pedras na praia para alegadamente proteger o caminho pedonal daquela zona balnear das investidas do mar”, conta José Caré.
De quem partiu esta ideia, Caré não sabe, certo é que a colocação das pedras “malditas”, como as qualifica, “custou 500 mil euros” ao Inag.
Paraíso no Verão, a praia do Sul, na Ericeira, vive os restantes nove meses praticamente entregue às conquistas do mar:“O mar ao fazer turbilhão, quando bate nas pedras, arrasta a areia para fora da praia”, observa.
Todos os anos, no início de cada Verão, “grandes camiões transportam areia da praia dos Pescadores para tapar as pedras que ocupam cerca de dois terços da extensão da praia do Sul”, acrescenta José Caré, questionando a utilidade deste “tapa-e-destapa”: “Chega o Inverno e o mar bravo leva toda a areia”.
Este ericeirense admite, porém, que a degradação da praia do Sul “começou na década de 60, com a construção da piscinas do Hotel Turismo e, mais tarde, com a construção do Porto de Pesca, cuja curva é muito encostada à terra”.
“A corrente mantém-se forte, corre ao longo do molhe, chega à ponta sul e faz retorno, fazendo com que a areia, que devia ir para a praia do Sul, venha, antes, fixar-se toda naquela monstruosidade de areia que é a praia dos Pescadores”, elucida Caré.

ver notícia completa

2 comentários:

Foka_bock disse...

És um activista convicto da região oeste. Ainda acabas Presidente da Câmara... ou melhor, da Junta da Bila! Tens o meu voto, até porque o Concelho precisa das brilhantes ideias de uma alma esclarecida, vulgo psicólogo.

Coast disse...

uns gandas fdp esse gajos do inaq