terça-feira, 5 de junho de 2007

Todos os anos a mesma cantiga...

"A habitual operação de enchimento artificial da praia do Sul (Baleia), na Ericeira, uma das quatro praias do concelho de Mafra galardoadas com a Bandeira Azul, começou, esta segunda-feira, em plena época balnear.

De acordo com Joaquim Casado, em entrevista no passado sábado durante o programa da RCM Disto É Que Eu Gosto, esta operação não ficou pronta a tempo da abertura da época balnear, devido aos atrasos das entidades competentes na autorização da mesma, inviabilizando a recepção aos banhistas.

“Não podemos abrir a praia do Sul, estando essa abertura pendente da autorização para transportarmos para lá os camiões de areia, a qual só chegou ao final da tarde de sexta-feira”.

“Não, o Simplex não chegou aí”, ironizou Casado, anuindo à observação do jornalista.

Ainda segundo o autarca da Ericeira, “vão ser necessários entre 40 a 50 camiões de areia, num total de 800 metros cúbicos”, para encher, este ano, a praia do Sul.

Por outro lado, os melhoramentos previstos para a praia dos Pescadores, com vista à sua transformação em “praia das crianças”, tiveram que ser adiados para depois de a conclusão da operação de transferência de areia.

“Temos um projecto para a praia dos Pescadores com novas passadeiras, novos sanitários e novos chuveiros, bem como a substituição de todos os materiais em metal por madeira, mas tudo isso vai ter que aguardar”, lamentou Casado.

Numa intervenção muito crítica, o autarca da Ericeira apresentou ainda outros exemplos para ilustrar as dificuldades com que se debate sempre que pretende fazer uma qualquer modificação numa praia.

“As dificuldade são enormes, enormes”, começou por desabafar, para, de seguida, exemplificar: “O Forte de Nossa Senhora da Natividade, sobranceiro à praia dos Pescadores, está a ser utilizado como camarata da Brigada Fiscal, o que é uma perda e, num país como o nosso, um luxo”.

“Aquilo que nós queríamos era fazer a desactivação do mesmo, colocando ali um Museu do Mar ou um posto avançado de Turismo”, explicou, lamentando que Portugal não siga o exemplo de Itália, “onde todos os espaços como aquele são aproveitados”.

No que respeita ao Forte de Mil Regos, para o qual Casado revelou ter igualmente um projecto de recuperação que irá apresentar à Câmara de Mafra ainda esta semana, o autarca garante que ainda hoje desconhece de quem é a respectiva tutela.

“Há quem nos diga que é do IPPAR, mas também há quem nos diga que é do Ministério da Administração Interna e outros ainda que é do Ministério da Economia”."

Fonte: RCMafra.net

Qual é a novidade da areia ser colocada durante a época balnear? Será que com o passar dos anos ainda não consegue orientar as coisas para as fazer a tempo Sr. Casado? E veja lá, não transforme o Forte de Milreu num novo ermpreendimento turísitico como na praia do Matadouro...

Sem comentários: